sexta-feira, 14 de junho de 2013

Deusa Dana, a Deusa Mãe

  A Deusa Dana é a Deusa Mãe da mitologia irlandesa. Seus principais atributos sã a fertilidade, a Terra, a Magia, a Lua, a sabedoria, a prosperidade e a abundância. É mãe de uma Deusa que amo de paixão, a Rainha das Fadas, Aine. 
  Dana é tida como Guardiã da Saúde e suas sacerdotisas tinham o dever de levar a paz aos que estavam à beira da morte.
  Na Antiguidade também era chamada de Dana-na, Danu, Anann e, o mais conhecido, Dannan.
    É a Grande Mãe, a Mãe de todos os seres, Deuses ou humanos, mortais e imortais, físico ou etéreos. Divindade suprema das sacerdotisas de Avalon. Seu nome significa "conhecimento", "terra molhada", "água do céu". Os símbolos mais conhecidos de Dana são a chuva, a terra e o bastão. 
   Dana deu origem a um grupo de habitantes mitológicos da Irlanda, chamados Thuata dè Dannan (Povo de Dana). 

)O( Ajuda de Dana )O(

  Para conseguir o auxílio de Dana e controlar seus gastos você pode usar uma velha simpatia de congelar uma moeda, pedindo a ajuda da Deusa, no dia 31 de março. Esta é a data onde se cultua seu aspecto próspero. Neste dia jamais peça ou empreste dinheiro, de acordo com a tradição fazer isso no dia 31 de março traz o azar ao seu bolso.

)O( Oração à Deusa Dana )O(

" Dana dos mares revoltos 
Da luz refletindo nas águas 
Me permita caminhar 
pelos vãos sagrados do ar 
Me abençoe com sua sabedoria
Me permita sonhar com o futuro 
Me permita enxergar os lugares obscuros 
onde apenas tua luz consegue alcançar.

Senhora Mãe dos Deuses
Esteja comigo desde o meu despertar 
Me ajude a caminhar 
pelos caminhos que os Deuses tecem 
Me ajude a ser calma diante das indignações 
Me ajude a ser fiel à sequência natural da vida 
Me ajude a ser sábia nas dificuldades
Traga a alegria da vida 
para todas as coisas vivas 
Traga a beleza aos filhos de teu abençoado ventre.
Receba meu agradecimento 
a cada por do sol 
Onde a escuridão 
se curva diante de tua infinita luz 
Eu danço em teu nome 
para celebrar o teu reino 
Eu festejo a luz 
que me orienta e guia 
Eu celebro o teu nome Danna 
dos Tuatha dé Dannan!"

   Blessed be always!

Neftis )O(

4 comentários:

  1. o blog tá legal mas faltou colocar o link para receber as atualizações no e-mail. fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, verdade, eu nem tinha pensado nisso. Obrigada ;-)

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho. É sempre bom saber que estamos sendo úteis às pessoas.
      BB!

      Excluir