quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Ritual à Héstia

   Saudações, terráqueos!
   Hoje vou trazer um ritual dedicado a Héstia, uma divindade que, apesar de ser uma das que mais amo, nunca postei nada aqui sobre ela (vai entender....). Essa atitude parece ser algum tipo de tradição inconsciente aos súditos de Héstia, afinal desde os tempos antigos onde Ela era uma divindade presente em todos os lares e de suma importância na sociedade helênica, não há muitos mitos a seu respeito. Uma teoria arqueológica explica este fato como um sinal da sacralidade inerente o nome da Deusa, impedindo que seu nome fosse usado em mitos comuns aos lábios do povo. Não concordo muito com essa teoria, mas é uma das mais difundidas no meio arqueológico.
   Este ritual, como todos os rituais, tem o principal objetivo cultuar uma divindade específica e, como consequência, atrair as bênçãos dessa divindade. No caso de Héstia, por experiência própria com este ritual, a maior consequência que vi relacionado foi a purificação em diversas áreas da vida, a comunhão com o fogo divino e o retorno da vitalidade do corpo e da mente.  A antiga crença narra que nenhuma casa era um lar, a menos que tivesse uma chama votiva à Héstia e que Ela habitava todo o fogo existente, o mais comum culto helênico diz que orações e pedidos alcançam os Deuses mais rápido através da fumaça do fogo do altar e que a magia é libertada para seu funcionamento a partir da queima de sua representação. Um incêndio, por exemplo, costuma ser associado à passagem da Deusa naquele ambiente. O poder de Héstia é invocado assim que se acende qualquer chama e sua versão romana, Vesta, tinha as vestais, as mais famosas sacerdotisas desde a Antiguidade.


Pré-Ritual
   Antes do dia do ritual, escreva uma mensagem à Deusa. O que constará na carta? Isso você é quem decide. Pode ser uma declaração de amor à Deusa, uma conversa particular, um problema que você precise de direção Dela, um cântico, um desenho, etc. O importante aqui é que seja uma criação sua, algo que venha do seu coração. Como é um ritual a uma divindade, tenha cuidado com erros de português ou sentido figurado. Lembre-se que você está cultuando uma divindade, é bom ter uma noção firme da importância disso. Não seja formal, seja você mesma (o), apenas dê muita importância e respeito ao ato.
  Faça alguns testes com o fogo. O fogo é um elemento temperamental, não costuma relevar desrespeito, como todos os elementos, a diferença é que este é mais exigente e costuma cobrar caro quem o trata sem o respeito que lhe é devido. 
   Alguns dias antes pegue seu caldeirão, uma lata, areia e álcool ou o líquido que você usa normalmente para acender o fogo do caldeirão. Coloque a lata rodeada pela areia (ela precisa chegar até quase no topo da lata) dentro do caldeirão, coloque o álcool dentro da lata (o ideal é até o meio da lata), acenda e cronometre o tempo e a quantidade de álcool que você colocou. O objetivo é ver quanto tempo o fogo permanece acesso com aquela quantidade de álcool, evitar acidentes dentro de casa, pois a areia impede que o caldeirão fique muito quente, queimando sua mão, e que o fogo acabe por atingir algum objeto ao redor. 

Ritual
Você precisará de:
1 caldeirão como mencionado acima (com uma lata com álcool até  seu meio dentro, cercada até quase seu topo por areia)
1 incenso (eu uso de canela)
1 copo com água
1 bolo ou fruta para ofertar

Magicando:

   Organize os itens acima num altar, voltado para o Sul. Purifique-se passando o Incenso ao redor de seu corpo enquanto diz:
"Héstia,
Tu que cuidas da sagrada casa do senhor Apolo
o que atira longe a divina Pytho,
com suave óleo escorrendo sempre de suas madeixas,
venha agora a esta casa,
venha tendo uma só mente com Zeus o Todo-sábio
venha para perto e conceda suas graças sobre a minha canção"
Hino Homérico XXIV

   Acenda o caldeirão e, de frente para o altar, invoque-a:
"Mais velha dos Deuses olímpicos,
a mais venerada e amada,
sempre virgem, inalterada e imutável,
Guardiã das coisas mais íntimas
Preservadora eterna da fé das nações
Sentada no trono em meio aos corredores do céu
A que recebe as primeiras e as últimas libações
Participando dos sacrifícios mais ricos:
Cada vela é uma oração a Ti
Cada lâmpada um hino
Cada coração um altar
Observe favoravelmente o fogo deste templo
Héstia! Héstia! Héstia!"

   Com coração aberto, coloque o papel com sua pequena obra no fogo e observe-o queimar até o fim. Quando terminar, diga:
"Grande Deusa
purifica-me com Teu poder sagrado
Não permita que a culpa habite em meu coração
e mostre-me novas formas de entendimento
Deixe a poeira das viagens que minha alma tem feito nesta vida
caiam por terra
Limpa, purificada e leve serei novamente!
Héstia! Héstia! Héstia!"

   Pegue a água entre suas duas mãos, erga-a e diga:
"Ó bendita água onde a vida foi lançada
Que nenhum propósito maligno a mim lançado tenha poder sobre minha vida
Ouve minha vontade e atenda-me!
Que minha palavra seja realidade!
-Limpo e purifico-me!"
  Beba a água enquanto diz mentalmente:
"Purificada e limpa estou!"

   Pegue o incenso e diga:
"Ó fogo abençoado transmutado em vapor!
Traga a saúde e prosperidade
Traga a alegria e a vivacidade
Traga a bênção purificadora
Ouve minha vontade e atenda-me!
Que minha palavra seja realidade!
-Limpo e purifico-me!"
    Passe o incenso ao redor de você e diga:
"Consagrada com o fogo estou!"

   Volte-se para o altar novamente e recite a seguinte prece:
"Concedei-me Tua poderosa afeição
Nesta progressão de vida!
Que eu perceba a luz cálida e divina sobre meu caminho
Que eu siga com fé pelos caminhos que me levam ao crescimento espiritual
abençoado pelos Deuses...
Grande Deusa
Conceda-me Tua bênção
Derrame sobre mim Tua chama etérea!
Que minha face brilhe com Tua luz refletida
assim como a Lua brilha com o poder do Sol
Que minha voz tenha o timbre consagrado
Que meus caminhos tenham a Tua sábia e brilhante influência!
Que eu cante o canto de iluminação espiritual
Traga-me o êxtase espiritual com Tua luz
Que meu espírito resplandeça
Que eu seja a luz onde quer que eu vá!
Héstia! Héstia! Héstia!"

Pegue o alimento que você escolheu como oferenda e consagre-o dizendo:
"Em nome de Héstia
Eu te consagro com o fogo sagrado!"
   Tire um pedaço do alimento, lance do fogo e diga:
"Enquanto as chamas no mundo todo queimam
a bênção de Héstia está sobre mim!
Héstia glorificada!
Ela merece louvor
Louvor lhe será dado!"


   Depois é só dividir este alimento, deixando o último pedaço para ofertar no fogo, com quem lhe é querido. Lembre-se que Héstia é uma Deusa do lar e o lar é formado por todos aqueles que você ama: um amigo, um familiar, um animal de estimação. 

   O lar é onde seu coração está, já diz Bono Vox ;)

Blessed be always!

 Neftis )O(

Nenhum comentário:

Postar um comentário