sábado, 11 de junho de 2016

Hino à Afrodite (Hino de Safo)

   Saudações, povo encantado. 
  Já que amanhã (12 de junho) é o dia nacional dos namorados, nada melhor do que homenagear a Deusa do Amor mais famosa até os dias de hoje: Afrodite. Hoje trago o Hino de Safo dedicado à Afrodite, dedicado a Deusa grega do amor e uma versão com um vocabulário mais comum aos nossos dias atuais logo depois. Safo foi uma poetisa considerada como "a décima musa", que criou diversos hinos belíssimos na Antiguidade grega.
Cópia romana do busto de Safo original grego, Museu Capitolini


*Hino de Safo (Versão 01)*

"De flóreo manto furta-cor,
Ó imortal Afrodite,
filha de Zeus, 
Tecelã de ardis, suplico-te:
não me domes com angústias e náuseas,
Veneranda, o coração,
mas para cá vem, se já outrora - 
a minha voz ouvindo de longe -
me atendeste, 
e de Teu Pai deixando a casa áurea 
a carruagem atrelando vieste.
E belos de conduziram velozes pardais
em torno da terra negra -
rápidas asas turbilhoando céu abaixo
e pelo meio do éter.
De pronto chegaram.
E Tu, ó Venturosa,
sorrindo em Tua imortal face,
indagaste porque de novo sofro
e porque de novo Te invoco,
e o que mais quero que aconteça em meu desvairado coração:
    -Quem de novo devo persuadir ao teu amor? 
     Quem, ó Safo, te maltrata?
      Pois se ela foge, logo perseguirá;
     e se presentes não aceita, em troca os dará;
     e se não ama, logo amará,
     mesmo que não queira.
Vem até mim também agora, 
e liberta-me dos duros pesares,
e tudo o que cumprir meu coração deseja, cumpre;
e Tu mesma, 
sê minha Aliada de lutas."



*Hino de Safo (Versão 02)*

"No trono Afrodite imortal
Filha de Zeus, que tece ardis,
Não me dê tristes desejos, Senhora do coração.
Mas, antes, vem para perto agora
Se alguma vez ouviste minha voz de longe,
Me atendeste e deixaste o Teu Pai no lar dourado.
Em Tua carruagem de belas aves,
Sobre a terra negra 
os pardais voam rápido pelo céu nebuloso,
no meio do ar.
Eles chegam e Tu, 
ó Abençoada,
Me sorris com Teu rosto imortal,
Me perguntas porque de novo sofro
E porque A chamo.
E o que eu mais quero que me aconteça
Neste coração
    -A quem persuadir novamente, Safo, e a ti conduzir?
      Quem te injustiça?
      Pois se ela foge, logo te segue
      Se recusa algo, logo te dá
      Se não ama, logo ela amará
      Mesmo sem querer.

Vem me libertar da dificuldade 
E aquilo que meu coração anseia realizar,
Ó Deusa, realiza.
Sê minha aliada!"



Blessed be always!

Neftis )O(

2 comentários:

  1. Oi, primeiro contato com Hino à Afrodite
    Sua apresentação trás o prazer a leitura q pra mim se mostrava densa
    Muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Khaire!
      Fico muito feliz porque a ideia é essa mesmo, trazer o texto sem abreviar nada e, ao mesmo tempo, não colocar de forma cansativa. A Arte exige muito estudo aliado à prática sim, mas não precisa ser algo chato e cansativo.

      Excluir