terça-feira, 3 de maio de 2016

Os Anemoi

   Quem não conhece muito a fundo o panteão grego agora deve estar se perguntando o que raios é Anemoi? Não. Não é nenhuma alga marinha. Também não é o nome de um remédio. E definitivamente não é o nome de algum mutante da Marvel. Anemoi é como os gregos chamavam os espíritos dos ventos, mas também é uma alusão ao espírito de vida. 
    Na crença grega, todos os ventos são manifestações do Deus primordial dos ventos, Éolo. Em algumas versões eles são filhos de Eos (Aurora) e Astreu, em outras ainda são mais velhos, filhos de Gaia e Urano, respectivamente a terra e o céu. Seja como for, todos os ventos são considerados Deuses primordiais, o sopro de vida. A própria palavra grega "Anemoi" que quer dizer "vida" ou "vento", em latim a palavra com essas mesmas atribuições é "Anima".
    Os quatro Anemoi cultuados são associados às quatro direções geográficas principais (Norte, Sul, Leste e Oeste), sendo comumente representados soprando e/ou com asas e são associados com diferentes aspectos climáticos comuns a cada direção. Os quatro Anemoi são:


Boreas, o vento Norte
  Deus primordial, chamado pelos romanos de Setentrião, casado com a princesa ateniense Orítia e pai de Calais (um argonauta), das gêmeas Aura (a brisa congelante) e Quione (a neve) e Zetes (também um argonauta), é o vento frio e furioso que traz o inverno.
  Algumas associações:
   *Plantas- abeto, azevinho, cedro, cevada, cipreste, patchuli, pinho e tulipa;
   *Divindades relacionadas- as ninfas da terra, Perséfone, Saturno, além de seus 3 irmãos.


Nótus, o vento Sul
  Deus primordial, associado pelos romanos ao Deus Austro, não é casado não possui filhos. É o vento quente e calmo que traz o calor do verão.
  Algumas associações:
   *Plantas- açafrão, gengibre, louro, mirra, oliva e teixo,
   *Divindades relacionadas- Atena, Elementais do Fogo, Têmis e seus 3 irmãos.



Eurus, o vento Leste
  Deus primordial, chamado pelos romanos de Subsolanus, não é casado e não possui filhos. É o vento violento que traz as tempestades, principalmente no mar e se você já teve a oportunidade de ver a formação de chuva na praia, sabe que ela se forma com uma velocidade incrível e costuma ser violenta. Também traz a chuva.
  Algumas associações:
   *Plantas- acácia, bálsamo, cravo da índia, gardênia, olíbano e romã; 
   *Divindades relacionadas- Apolo, Elementais do Ar, Hélio e seus 3 irmãos.



Zéfiro, o vento Oeste
Zéfiro abraçando Jacinto (Museu do Louvre)
  Deus primordial, associado pelos romanos com o Deus Favônio, casado com Clóris (a primavera) ou com Iris, não possui filhos. É o vento suave que traz a primavera. O mito mais famoso associado à Zéfiro refere-se à seu amor pelo atleta espartano Jacinto, que também era cortejado por Apolo. Jacinto escolheu Apolo e, num dia enquanto ambos jogavam com um disco, Zéfiro soprou e o disco voltou, acertando Jacinto na cabeça, matando-o. Com o sangue Apolo criou uma planta que nomeou de "jacinto".
  Algumas associações:
   *Plantas- carvalho, girassol, hibisco, jacinto, jasmim, olmo e sândalo;
   *Divindades relacionadas- Ártemis, as ninfas da água, Selene, e seus 3 irmãos.
  
   *Nota: Em cada hemisfério as características dos ventos muda, por motivos geográficos. Para caracterizar um vento é necessário inverter suas posições geográficas se estiver no hemisfério Sul. (Fonte: Dodecateísmo)



   Blessed Be always!

Neftis )O(

Nenhum comentário:

Postar um comentário