Esta é uma linda meditação do Samhain que ilustra a importância dos antepassados para nossa crença. Não me refiro a seus avós de sangue, ou aquele parente que já atravessou o tecido da vida. Não são só a esse tipo de antepassado que me refiro, mas sim a seus antepassados humanos cujas características ajudaram a moldar o mundo para que ele chegasse ao ponto em que está. O propósito aqui é honrar aqueles que já se foram, lembrar seus feitos com alegria e desejar-lhes uma reencarnação positiva a seu desenvolvimento.
Você precisará de: Mesa Copos, cadeiras e pratos na quantidade de seus convidados, dos reinos dos vivos e dos mortos 1 vela laranja 1 caldeirão Água
Meditando:
Na noite do Samhain prepare uma bela mesa de jantar. Nela você não apenas colocará seu lugar e o de seus convidados, mas também colocará lugares para aqueles antepassados que você quer homenagear. Um lugar, pratos, copos,....enfim, montará o lugar de cada um deles e colocará seus nomes nos lugares devidos. Enfeite tudo com flores e frutos do inverno.
No fim da noite trace um círculo mágico, coloque a água no caldeirão e acenda a vela laranja ao lado. Limpe sua mente, concentre-se e relaxe. Fixe seu olhar na chama da vela por alguns minutos sem preocupações, e logo depois fixe seu olhar na água do caldeirão. Peça para que você consiga visualizar a imagem de um antepassado, peça por seu antepassado, agradeça suas contribuições para o mundo,....deixe seu interior falar nesse momento. O que irá acontecer durante a meditação é algo que só a prática lhe dirá. Não esqueça de anotar suas sensações, isso nos ajuda a manter a consciência de nossa evolução.
Antes de compartilhar a delicia que é a receita, farei um breve resumo sobre o que é o Samhain (pronuncia-se "sou-en") para aqueles que AINDA não se aprofundaram no conhecimento da Wicca. Samhain é o Sabbath que representa o paradoxo natural da vida. É o fim e o início do ano celta, é a morte e o renascimento do Deus, é a preparação da natureza para o resfriamento da Terra, é a hora de honrar mais ainda os antepassados, é a hora de descansar aproveitando os frutos da colheita, mas também é a hora de trabalhar o aquecimento físico e espiritual. Não se satisfez com essa explicação? Mas eu não disse que era um breve resumo? Para informações mais detalhadas sobre os 8 Sabbat's e afins podem entrar em contato comigo pelo email ou leiam alguns livros sobre o tema (eu super aconselho "O Poder da Bruxa", de Laurie Cabot). A receita a seguir tem o propósito de ser servida após o ritual tradicional do Samhain para aquecer e fortalecer corpo e espírito. Mas chega de lenga-lenga e vamos à prática......
Sopa de Samhain
Você precisará de:
1 kg de abóbora 1 litro de água 1/2 litros de leite (pra quem é alérgico, como eu, pode retirar o leite ta) 2 latas de creme de leite com soro 2 cebolas raladas 1 colher (sopa) de manteiga 1 molho (aqueles montinhos que compramos nos mercados) de cheiro verde 1/2 de castanha do pará triturada 2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo Sal a gosto Pimenta do reino ou noz moscada a gosto Liquidificador Magicando:
Limpe e corte a abóbora em pedaços. Cozinhe a abóbora no leite junto com a cebola, a castanha o cheiro verde e o sal por cerca de 1 hora. Retire o molhinho de cheiro verde e bata a mistura no liquidificador. Dissolva a farinha na água. Coloque a mistura batida no fogo novamente e adicione lentamente a farinha dissolvida. Quando ferver adicione o creme de leite e não esqueça de verificar o sal e, se desejar, acrescente noz moscada ou pimenta do reino. Depois de pronta sirva quente com cheiro verde picado em cima.